• melosuelymelo

Grape ESG realiza webinar nesta sexta (13) sobre o Relatório Científico do IPCC


O evento será realizado em parceria com o Centro de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV - Fundação Getúlio Vargas, e ocorrerá das 13h às 14h, com transmissão gratuita pelo canal da FGV CEISA no YouTube. A moderação do debate será realizada por Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG, e Ione Anderson, COO da Grape ESG.


Nesta sexta-feira, 13 de agosto, a Plataforma Grape ESG realizará o webinar “Relatório Científico do IPCC de 2021: e daí, Brasil?”, que discutirá as informações contidas no relatório do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, divulgado nesta semana. O evento é realizado em parceria com o Centro de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV - Fundação Getúlio Vargas e ocorrerá das 13h às 14h, com transmissão gratuita pelo canal da FGV CEISA no YouTube (acesse aqui). Thelma Krug, vice-presidente do IPCC, participará do debate como painelista.


Além de Thelma, o evento contará ainda com a participação de Gesner Oliveira, sócio executivo da GO Associados, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais - FGV/EASP, e conselheiro da Grape ESG; e Lincoln Alves, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e autor-líder do novo Atlas de Mudanças Climáticas. A moderação do debate será realizada por Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG, e Ione Anderson, COO da Grape ESG.


O relatório do IPCC trouxe mensagens claras sobre a necessidade de se realizar reduções rápidas, fortes e em larga escala de emissões de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento global a bem menos de 2oC. Cada meio grau de aquecimento global irá intensificar os extremos climáticos, como os extremos de calor, incluindo as ondas de calor, fortes chuvas e secas, trazendo riscos de impactos para todos os setores da economia do Brasil e do mundo.


Quais serão os impactos para a agricultura, água e energia? Como essas mudanças afetarão ainda mais a crise hídrica, a universalização do setor de saneamento e como podemos apontar os caminhos para a reverter esses impactos para que o clima não penalize ainda mais a economia?. Durante o evento, os panelistas apresentarão alguns resultados do relatório mais atual, que trata da Ciência Física do Clima, e vão comentar seus impactos econômicos.

O documento inclui ainda um capítulo que aborda aspectos regionais da mudança do clima e inclui um Atlas Interativo que possibilita ao usuário focar em sub-regiões específicas, simulando mudanças projetadas da temperatura de superfície, precipitação, vento, nível do mar sob diferentes cenários de aquecimento. Um dos Autores-Líder do Atlas, Lincoln Alves, apresentará o Atlas Interativo online e que está disponível publicamente.

Serviço


O quê: Webinar “Relatório Científico do IPCC de 2021: e daí, Brasil?”

Quando: dia 13 de agosto, sexta-feira, das 13h às 14h

Onde: online, por meio do canal da FGV CEISA no YouTube. Acesse aqui

2 visualizações0 comentário