• Redação GRAPE ESG

Artigo: Resgatando a imagem verde do Brasil

Atualizado: Fev 9



Por Ione Anderson, COO, Strategic Partner


O Café da Margem, o primeiro Café 100% sustentável do Brasil, marcou em dezembro o lançamento da empresa GRAPE ESG no mercado nacional.

A GRAPE ESG é uma plataforma que trabalha junto a investidores e empresas com parcerias inéditas para conscientizar, inspirar e capacitar o maior entendimento sobre a integração da governança corporativa, social e ambiental nas estratégias de empresas para criar valor financeiro e de marca nos médio e longo prazos.

Atualmente os fundos de ações focados em ESG no Brasil administram apenas 0,12% do mercado do país. Empresas estão sob pressão crescente para melhorar seus desempenhos nas dimensões ESG e o desafio para muitos líderes corporativos ainda é de não saber exatamente por onde começar e comunicar seus esforços.


No Brasil, abrigamos algumas das áreas globais de maior biodiversidade ecologicamente importantes. Hoje, somos a imagem do desflorestamento perante o mundo. Nossa missão é desenvolver ecossistemas locais para resgatar a imagem do Brasil. Vamos liderar a transformação do futuro do Brasil que queremos, começando por essa parceria estratégica e exemplos de investimentos e práticas de metas coerentes de desempenho ambiental e social responsáveis.


A pandemia COVID-19 ampliou as disparidades socioeconômicas no Brasil. Acreditamos que o otimismo e liderança de cada um, baseado em uma maior conscientização e educação é essencial para enfrentar esses desafios juntos.


Estamos criando oportunidades de liderança e colaboração baseadas na colaboração, seriedade, criatividade e comprometimento embasadas no conhecimento científico. No setor empresarial, promovemos discussões e trocas de exemplos práticos gerados em resposta a métricas ambientais, sociais e de governança. Como fazemos isso?


1. As empresas têm uma oportunidade incrível de desenvolver estratégias sustentáveis ​​com visão de longo prazo, envolvendo todas as partes interessadas, fortalecendo a confiança e a credibilidade do investidor.


2. Compartilhando conhecimento: comunicação e cooperação são as maneiras mais eficazes de impulsionar uma mudança positiva. Informe, não desinforme.


3. Priorizando o propósito: nestes tempos muito difíceis, iniciativas inovadoras, criativas e com propósito nos guiarão em direção a uma sociedade global mais saudável.


4. Transparência: um elemento ético tão importante para qualquer organização e negócio. Ser aberto e honesto só ajudará a construir e manter a confiança e a reputação.


5. Liderança positiva: autoconsciência, concientização e otimismo abrirão muitas oportunidades em 2021.

21 visualizações0 comentário