• Redação GRAPE ESG

Ricardo Assumpção comenta a COP26 em webinar da GO Associados sobre o Boletim Focus



CEO da Grape ESG foi o especialista convidado do evento, que aconteceu nesta segunda (27) e está disponível no YouTube.


O CEO da Grape ESG, Ricardo Assumpção, participou nesta segunda-feira, 27 de setembro, do evento de lançamento do Relatório Executivo desta semana da GO Associados, que traz análises do Boletim Focus, lançado todas às segundas pelo Banco Central. Além de Ricardo, que falou sobre a COP26, participaram do encontro Gesner Oliveira, sócio executivo da GO Associados, Fernanda Johnston, Lucas Godoi e Luccas Saqueto, todos consultores internos da empresa, comentando as principais divulgações do relatório.


Na ocasião, o CEO da Grape ESG comentou a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada na semana passada e informou que o assunto do clima prevaleceu na maioria dos discursos dos presidentes. O destaque, segundo ele, ficou para o anunciou da China, que vai parar o financiamento internacional de usinas de carvão, o que acendeu uma esperança no mercado de que o país diminua ou pare de usar usinas de carvão no próximo período, medida que deve ter impacto no mercado interno chinês. Outro ponto destacado foi um estudo divulgado pelo Banco Central Europeu que aponta que se não houver uma ação em relação aos problemas de mudanças climáticas, o PIB do continente deve cair 10% na próxima década e 30% das empresas, que estão mais expostas a esse risco, ficarão inadimplentes.

O especialista afirmou que no Brasil, o manifesto divulgado pela organização “Empresários Pelo Clima”, grupo liderando pelo CEBDS (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), mostra que a resolução do assunto climático está ligada a uma ação coordenada entre governos e iniciativa primava. Esse manifesto foi assinado pelas maiores empresas brasileiras de capital aberto e por uma série de organismo, vai ser apresentado na COP26, em novembro, em Glasgow, na Escócia.


“A grande expectativa para a COP26 é o que os Estados Unidos vão trazer, pensando no plano de infraestrutura do presidente Joe Biden e como o Brasil vai se posicionar”, ressaltou Ricardo Assumpção. “Vejo um espaço tremendo para nossos governos subnacionais, e empresários para dar força, se o Governo Federal não atender as expectativas de trazer o Brasil para esse protagonismo necessário”, completou o executivo.


O evento completo está disponível no canal de Gesner Oliveira no YouTube. Clique aqui para assistir.


Ricardo Assumpção assina uma coluna semanal sobre ESG no Relatório Executivo da GO Associados, que discute temas políticos, macroeconômicos e setoriais de interesse de diversos segmentos da sociedade e é distribuído para os clientes da empresa.


12 visualizações0 comentário