• Redação GRAPE ESG

Ricardo Assumpção faz análise dos dados do relatório do IPCC em webinar da GO Associados


Desde abril deste ano, o CEO da Plataforma Grape ESG assina uma coluna semanal sobre ESG no Relatório Executivo da GO Associados. Além disso, Assumpção também faz parte do Conselho Editorial da empresa.

Nesta segunda-feira, de 16 de agosto, a GO Associados realizou um webinar de lançamento do Relatório Executivo desta semana, em que o CEO da Plataforma Grape ESG assina uma coluna sobre ESG. Também participaram do webinar os consultores da GO Associados, Lucas Godoi e Luccas Saqueto, que comentaram as principais divulgações do relatório executivo.

Na ocasião, Ricardo Assumpção fez uma análise do Relatório do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, em que reforçou a importância e afirmou que o documento é enfático ao dizer que a ação do homem tem um papel fundamental na mudança do clima. “A nossa ação depois da industrialização ela tem sido fundamental para elevar a temperatura do clima e a gente começa a ver agora os impactos disso na sociedade e na economia como um todo. Uma das coisas mais interessantes nesse relatório, foi um gráfico que eles mostram uma série histórica desde o ano zero, aonde eles conseguiram trazer essas informações com técnicas paliocliomáticas e partir de 1850 por observação. A gente vê que a partir dessa curva observada em 1850 o crescimento é muito preocupante”, enfatizou.

Outro ponto importante presente no relatório e apontada por Ricardo é criação do Atlas Interativo, em que é possível visualizar o impacto desse aquecimento global regionalmente. “Conseguimos tirar uma radiografia da América do Sul,e regionalmente no Brasil nas cinco regiões. Desde a semana passada, nós da Grape ESG nos reunimos com a GO Associados para calculamos um pouco o que esperar para o próximo período, quais os principais desafios e as oportunidades que o Brasil tem. O que ficou muito claro com o relatório é que o Brasil precisa liderar e ocupar o espaço de protagonismo no combate do aquecimento global. Temos essas condições”, ressaltou.

Ricardo falou sobre as oportunidades em cima do mercado de carbono, cujo percentual de 70% dele já é regulado. “O Brasil sem dúvida nenhuma vai ter oportunidades muito grandes em cima disso. Esta é a hora que temos para entender quais são as oportunidades para o mundo, no sentido de diminuir as emissões e conter esse aquecimento global, mas também vermos as oportunidades econômicas para as empresas, como é que o setor privado pode se beneficiar com isso e, sem dúvida nenhuma, isso vai gerar uma conversa muito grande”, finalizou.

O webinar foi exibido no canal do YouTube de Gesner Oliveira, sócio executivo da Go Associados. Para assistir ou reassistir todas as análises feitas, clique aqui.

Com periodicidade semanal, o Relatório Executivo da GO Associados discute temas políticos, macroeconômicos e setoriais de interesse de diversos segmentos da sociedade e é distribuído para os clientes da empresa. A GO Associados é uma consultoria de caráter multidisciplinar especializada em análise econômica, defesa e advocacia da concorrência, financeira e regulatória.

1 visualização0 comentário